terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Reciclagem de óleos usados - um pequeno gesto que pode fazer

Sabia que um litro de óleo alimentar usado contamina um milhão de litros de água?
Os óleos usados, não sendo considerados resíduos perigosos, poluem os meios receptores hídricos sendo, por isso, um obstáculo ao seu bom funcionamento.
Em Portugal, são produzidos cerca de 125 000 toneladas de óleos dos quais apenas 3000 são reciclados.
Este óleo deve ser tratado em locais especializados e, quando possível, reciclados por exemplo, para a produção de sabão ou combustíveis.

O que pode fazer?
- Guarde os óleos vegetais de cozinha usados (de milho, soja, girassol, etc.) sem restos de comida, impurezas, nem água;
- Coloque numa garrafa de plástico (de qualquer capacidade), bem rolhada, e embrulhada num saco de plástico atado;
- Deposite na nossa escola, nos locais apropriados (ao pé da recepção e na Sala dos Professores)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Galileu nasceu há 447 anos

"A filosofia está escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto ......é, o universo),que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto." Galilei, Galileu, O Ensaiador, in: Galileu, Newton,, São Paulo, Editora Nova Cultural, 1991, página 21


Galileu Nasceu há 447 anos, no dia 15 de Fevereiro de 1564. Galileu traz uma nova visão do mundo. A ciência afasta-se dos mitos cósmicos. A Ciência baseia-se, com Galileu, na observação, na experiência, nas demonstrações, na matemática...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Italianos projectam ponte que produz energias renováveis

Às vezes é preciso é ideias e vontade de fazer... Notícia retirada de http://www.cienciahoje.pt/

A ponte produzirá mais de 40 milhões de quilowatts por ano


Electricidade gerada pela ponte poderia abastecer 15 mil casas
Electricidade gerada pela ponte poderia abastecer 15 mil casas
Designers italianos desenvolveram o projecto de uma ponte que não se limita a unir duas margens, mas que incorpora painéis solares e aerogeradores e tem capacidade para produzir mais de 40 milhões de quilowatts de energia por ano.

Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino são os autores do “Solar Wind”, o projecto que aproveita o espaço inutilizado de um viaduto localizado no sul da Itália para produzir electricidade suficiente para abastecer 15 mil casas.

Os aerogeradores seriam colocados entre os pilares que suportam os 20 quilómetros de tabuleiro da ponte, onde seriam instalados os painéis solares.
A restante área do viaduto poderia ser transformada num parque para os motoristas pararem e descansarem ou até usufruirem de um lanche de produtos biológicos produzidos e vendidos no local. Além disso, poderiam contemplar a vista panorâmica para a costa italiana.

Este projecto foi concebido para um concurso realizado pelo governo da região da Calábria, na Itália, com o objectivo de angariar ideias para substituir de forma sustentável algumas pontes velhas e não utilizadas existentes no local.

O "Solar Wind" conquistou o segundo lugar, enquanto o primeiro prémio foi entregue a um trabalho inglês que projecta uma ponte com pouco impacto ao nível paisagístico.