Dia 10 de Janeiro fomos em mais uma visita de estudo.
Desta feita, fomos visitar o Museu da Electricidade, no âmbito do nosso curso, e ao CCB, uma vez que fomos com as alunas do curso de animação sociocultural.
Saimos perto das 9h de Ferreira do Zêzere em Direcção a Lisboa. A viagem correu bem, apesar de, quando chegamos a Lisboa, estar muito transito.
Já no Museu, iniciamos a visita com algumas actividades experimentais respeitantes aos efeitos da corrente eléctrica e aos modos como as podemos produzir.
Aqui, percebemos, por exemplo, que uma corrente eléctrica cria um campo magnético à sua volta, tal como a Terra. Esse efeito pode ser verificado fazendo passar uma corrente por um fio e, ao aproximarmos uma bússola, verificamos a sua declinação.
Por outro lado, se variarmos o campo magnético numa bobine, conseguimos induzir uma corrente no fio.
Com excepção dos painéis fotovoltaicos, é assim que se produz a energia eléctrica na maioria das centrais.
Tivemos, ainda, uma surpresa no Museu. Estavam a fazer uma promoção do Museu com o Maestro Vitorino de Almeida e podemos ouvi-lo, um pouco, ao piano...
Seguiu-se a visita pelo resto do Museu. Podemos observar os diferentes locais da antiga central termoeléctrica, bem como o modo como as condições (terríveis) nas quais os trabalhadores laboravam na central.
Um dos pontos altos foi termos entrado numa das caldeiras...
Finalizamos a visita com um conjunto de experiências masis livres, como uma bola de plasma, entre outros.
Após o almoço, fomos, então ao CCB com as nossas colegas visitar uma exposição de arte.
De volta a Ferreira do Zêzere, felizmente, tudo correu bem.