sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

As Leis dos Gases

Nas aulas de Física e Química abordou-se, no módulo Q6, as propriedades dos materiais nos diferentes estados físicos.
Na que respeita aos gases, realizámos experiências muito simples e exemplificativas de como os gases se comportam consoante ocorrem variações de pressão, volume e temperatura.

Uma experiência muito simples, consiste em aquecer um pouco de água numa lata de sumo até começar a aproximar-se do ponto de ebulição. De seguida, inverter a lata para um balde de água fria e observar.

Eis um vídeo exemplificativo:



A lata irá implodir. Este facto pode ser explicado devido ao gás, no interior da lata, reduzir rapidamente a sua temperatura, logo a pressão no seu interior irá ser reduzida rapidamente. Como o ar no exterior exerce uma pressão sobre a lata superior à existente no sue interior, a lata colapsa...

Uma outra experiência, consiste em colocar um ovo dentro de uma garrafa. Para tal, coze-se bem um ovo e descasca-se. Coloca-se em cima do gargalo de uma garrafa e verifica-se que o mesmo não passa. De seguida, acende-se um fósforo (ou incendeia-se um pouco de papel) e coloca-se o mesmo dentro do recipiente, tapando-o imediatamente com o ovo. Eis o que acontece:



Mais uma vez, após os fósforos apagarem-se, o gás no interior da garrafa irá diminuir a sua temperatura. Logo, de acordo com o que aprendemos, a pressão no seu interior irá, também, diminuir puxando o ovo para dentro.

Sem comentários:

Enviar um comentário